quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

caracterização do território brasileiro - exercícios

Caracterização do território Brasileiro
Com base nos questionamentos abaixo, elabore um texto dissertativo com introdução, desenvolvimento e conclusão
 1) O Brasil é o quinto país mais extenso no mundo com 8, 514 milhões de Km². Indique vantagens e desvantagens (sociais, políticas, econômicas, etc) para o país relativo à sua grande extensão territorial.

2) Indique vantagens e desvantagens (idem acima) para o país relativas ao seu extenso litoral de 7.408 km.

3) Conceitue Amazônia Azul e explique a importância econômica das 200 milhas marítimas.

4) O Brasil encontra-se no centro do território sul-americano (com cerca de 47 % do total) e faz fronteira com quase todos países da América do Sul, perfazendo um total de 15 719 km de fronteiras com países vizinhos. Aponte vantagens e desvantagens desta situação.

5º) Aponte vantagens e desvantagens naturais e econômicas relacionadas a distribuição do território brasileiro no sentido Norte-sul.

Esquema do texto
1º parágrafo (introdução)
O notório crescimento econômico e social apresentado pelo Brasil nos últimos anos pode ser associado às características geográficas de seu território. Dentre estas características destacamos: o extenso litoral e fronteira terrestre, dimensões continentais, distribuição territorial no sentido Norte – sul. Porém, é salutar lembrar que, para o aproveitamento do potencial positivo destas características, se faz necessário identificar e mitigar os aspectos negativos relacionados às características acima citados.
2º parágrafo
 Com relação ao extenso litoral (...)
3º parágrafo
No que se refere à extensa fronteira terrestre e limites com quase todos os países da América do Sul (...)
4º parágrafo
A nossa grande dimensão territorial e sua distribuição no sentido norte-Sul (...)
5º Parágrafo
Conclusão: No geral o que deve ser feito para minimizar os efeitos negativos e maximizar as potencialidades de nosso território com vista ao desenvolvimento econômico e social.


Nenhum comentário: