domingo, 8 de maio de 2011

MATERIAL 2º C: GLOBALIZAÇÃO

LICHETA, Mauro José. FOLHAS SOBRE GLOBALIZAÇÃO. Paraná, Secretaria de Educação, [SD].Disponível em:<http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/folhas/frm_detalharFolhas.php?codInscr=1070&PHPSESSID=2011042521572438> (Acesso em 25/04/2011)


 

– Folhas sobre globalização

Não é possível ter uma visão mais ampla da globalização sem analisar o fluxo de mercadorias, o qual é responsável pela distribuição da marcas globais. As multimarcas invadem o nosso cotidiano. Em qualquer centro urbano lá estão elas a convidar para o consumismo.

A circulação das mercadorias aumentou com as multinacionais, mas teve uma aceleração maior com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações. Essa circulação tem na mídia uma grande aliada. Prova disso são os comerciais de televisão onde a todo o momento nos mostram as maiores marcas mundiais.

Outra situação provocada pela globalização é o consumismo. Trata-se de uma cultura mundial de consumo exagerado que faz com que as pessoas criem necessidades, ou seja, adquiram produtos que não precisam. É o caso de carros de luxo, equipamentos eletroeletrônicos, celulares, marcas esportivas, etc. E, como os produtos têm modelos novos a todo momento, os cidadãos "criam a necessidade" de adquirí-los para de certa forma ficarem "atualizados".

ATIVIDADE

Você faz parte deste mundo de consumo? O que você precisa adquirir para ficar "atualizado"?

Uma outra análise que podemos fazer diante da expansão de empresas, produtos e marcas. Trata-se da expansão da cultura dos países ricos que é cada vez mais difundida. Um bom exemplo é a língua inglesa tida para muitos como a oficial nas transações comerciais. Além disso, temos a "americanização" de termos portugueses que se encontram em toda a paisagem urbana. São marcas, nomes de supermercados, lojas, lanchonetes e outros.

A influência maior sem dúvida vem dos Estados Unidos. Possui muitas multinacionais, famosas marcas globais, uma grande indústria cinematográfica e uma expressiva produção fonográfica. Tudo isso é amplamente difundido através do marketing mundial que atinge todos os lugares.

ATIVIDADE

  1. Você poderia identificar esta "americanização" em sua cidade?
  2. Relacione marcas globais que estão no nosso dia-a-dia. Elas se constituem numa forma concreta e cotidiana de como a globalização nos atinge. Os aparelhos celulares são exemplos dessas marcas que influenciam a nossa vida. Faça um painel com recortes de jornais e revistas que contenham slogans, logotipos e fotos dessas marcas.

    A Globalização é perversa?

    Para discutir esse tema vamos iniciar com o artigo a seguir:

    GLOBALIZAÇÃO APROFUNDA O ABISMO ENTRE RICOS E POBRES

    "Desde 1960, quando os ricos ganhavam 30 vezes mais que os pobres, a concentração da renda mundial mais do que dobrou. Em 1994, os 20% mais ricos abocanharam 86% de tudo o que foi produzido no mundo. Sua renda era 78 vezes superior à dos 20% mais pobres.

    Esse é o lado menos conhecido da globalização. Ano a ano o fosso que separa os incluídos dos excluídos vem aumentando: os ricos ficam mais ricos, e os pobres, mais pobres." José Roberto de Toledo. In: Folha de São Paulo, 2/11/1997.


     

    O artigo em questão demonstra bem a concentração de renda e não restam dúvidas que globalização pressupõe exclusão e competitividade. E neste ritmo o mundo vai seguindo, aumentando ainda mais o fosso que separa ricos e pobres?

    Um outro caso que evidencia muito bem a globalização e a forma com que ela ocorre é o das empresas que muito investem em marketing e pouco gastam com seus funcionários, como se pode verificar no texto abaixo.

    "Em um ano, o astro de basquete americano Michael Jordan ganhava da Nike bem mais (US$ 20 milhões) do que todos os 25 mil trabalhadores indonésios que fabricam os tênis Nike, Reebok, Adidas e outros (somados eles recebiam cerca de US$ 12 milhões); o que significava que, para comprar um par de tênis, cada um teria de trabalhar cerca de três meses sem gastar um tostão" (CARVALHO, 2000, p.21).

    Sendo assim nesta mesma linha não se pode esquecer do desemprego que é uma realidade mundial. O grande número de desempregados provoca a redução dos salários. Há muitas regiões com grandes reservas de mão-de-obra e estas tornam-se interesse das multinacionais que sempre buscam lugares onde a pressão sindical e social são menores. Desta forma o desemprego torna-se uma alavanca da acumulação de capital global?


     

    O gráfico abaixo mostra o quanto é grande a diferença entre ricos e pobres.

    Fonte: Correio da Unesco

    Esse gráfico mostra os incluídos e os excluídos da globalização, ou seja, aqueles que têm o poder aquisitivo e aqueles que estão à margem do desenvolvimento. Os 20% mais pobres aparecem em todos os períodos pesquisados com 1% do total da renda mundial. Considerando que a população cresceu em todos os períodos isso quer dizer que o número de pobres aumentou e a renda ficou mais concentrada ainda. Podemos concluir então que há mais excluídos no mundo subdesenvolvido, entretanto faz-se importante enfatizar que a riqueza existe, só que concentrada nas mãos de uma minoria. Nesse aspecto pode-se dizer que o mundo subdesenvolvido é heterogêneo, ou seja, possui os incluídos e excluídos.

    ATIVIDADES

  3. Debate argumentando as vantagens e desvantagens da globalização para os países subdesenvolvidos, sendo que cada grupo deverá apresentar seu ponto de vista..
  4. Elaboração e interpretação de charges a respeito das principais características da globalização.
  5. Elaboração de um texto dissertativo sobre as vantagens e desvantagens da globalização (na estrutura do texto deve ter: introdução, desenvolvimento e conclusão).

    Referências

    CARVALHO, Bernardo de Andrade. A globalização em xeque – incertezas para o século XXI. São Paulo, Atual, 2000. p 21.

    CRAWFORD, Richard. Na era do capital humano. São Paulo, Atlas, 1994.

    TOLEDO, Jose R. Globalização aprofunda abismo entre ricos e pobres, Folha de São Paulo, 2/11/1997

    HOBSBAWN, Eric. O novo século. São Paulo, Cia das Letras, 2000.


     

    IANNI, Otávio. A Sociedade Global. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1993.

    O Correio da Unesco, Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, ano 28, n.11. novembro/2000.


     

    Fonte deste material:

    Disponível em:<http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/folhas/frm_detalharFolhas.php?codInscr=1070&PHPSESSID=2011042521572438> (Acesso em 25/04/2011)


     


     

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