quarta-feira, 30 de março de 2011

TEXTO INICIAL: ATIVIDADE INDUSTRIAL ( 2º C)

Atividade de pesquisa ( Na internete )
comando da pesquisa: A revolução agricola do século XVI e XVII.
Indicar as principais características da revolução agricola.
explicar: De que forma a revolução agrícola contribui com o processo de industrialização?
Como a revolução agrícola contribui para o crescimento populacional?
Quais foram às condições necessárias para eclosão da primeira revolução industrial
Observação: A pesquisa deverá ser escrita (manuscrita) de forma individual no caderno.
CONCEITO E EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA
Indústria é a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semi-acabado (matéria-prima para outros produtos) ou em produtos acabados.
Quanto à evolução histórica podemos reconhecer três estágios fundamentais no desenvolvimento da atividade industrial: o artesanato, a manufatura e maquinofatura ou industria moderna.
Artesanato – Estagio em que o produtor (artesão) executa sozinho todas as tarefas da produção e até mesmo comercialização (em geral local) do produto. Não há uma maior divisão social do trabalho nem o emprego de máquinas somente o uso de ferramentas simples.
Manufatura – a manufatura corresponde ao estágio intermediário entre a manufatura e a indústria moderna. Nesse estágio, já ocorre a divisão do trabalho (cada operário realiza uma tarefa ou se responsabiliza por parte da produção), mas a produção depende fundamentalmente do trabalho manual, embora sejam empregadas algumas máquinas simples. A manufatura caracterizou a fase inicial do capitalismo, sobretudo nos séculos XVII e XVIII. De modo geral nesta fase o artesão deixou de ser o responsável por todas as etapas de produção e se transformou em assalariado. O capital e os meios de produção já eram propriedades do patrão.
Maquinofatura ou indústria moderna - é o estágio atual, iniciado no século XVIII com a revolução industrial. Pode ser caracterizado pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia
Modernas (carvão mineral, petróleo etc.), produção em larga escala, e grande divisão especialização do trabalho. Em muitos casos, a especialização do trabalho é tão grande ou especifica que o trabalhador perde a noção do todo ou do produto final
CLASSIFICAÇÃO DAS INDÚSTRIAS
As industrias podem ser classificadas de acordo com vários critérios, como a maneira de produzir, a quantidade de matéria-prima ou tecnologia empregada na produção, entre outras.
Levando em conta a maneira de produzir, temos as indústrias extrativas, que utilizam os meios financeiros e técnicas modernas para extrair recursos naturais; indústria de beneficiamento ou de processamento, que beneficiam ou refinam produtos; indústria da construção (como a construção civil); a indústria de transformação que transforma ou reelabora a matéria-prima.
Quanto a quantidade de matéria-prima e de energia empregadas na produção, podemos fala r em indústrias leves (bebidas, produtos farmacêuticos etc.), que consome menos energia e matérias-primas, e de indústrias pesadas (máquinas, navios, veículos), que exigem vultuosos investimentos em energia e matéria-prima, contaram inicialmente com o capital estatal ou pertencem a grandes grupos empresariais.
Quanto à tecnologia empregada, temos as indústrias tradicionais, características da primeira revolução industrial, que ainda empregam bastante mão-de-obra, operam em regime fordista e utilizam tecnologia tradicional; as indústrias dinâmicas, como a informática, a aeroespacial e outras, que dependem mais da tecnologia moderna e capital, requerendo menos mão-de-obra, porém mais qualificada.
Quanto ao destino do produto podemos dividir a indústria em dois grandes grupos:
De bens de produção – são aquelas que produzem bens para outras indústrias. Podem ser de dois tipos. As indústrias de bens intermediários, que produzem matérias-primas que servirão de base para outras indústrias. Exemplos: extrativa mineral, de cimento, siderúrgico. As indústrias de bens de capital ou de equipamentos, que produzem equipamentos para outras indústrias, ou seja, são responsáveis, em parte pelo funcionamento destas. São exemplos as indústrias que produzem máquinas, motores, material de transporte e outros equipamentos.
De bens de consumo - são indústrias que produzem bens (mercadorias) para uso e consumo da população, como por exemplo, à indústria têxtil, a alimentícia, a de móveis. Geralmente localizam se nas proximidades dos centros consumidores.
As indústrias de bens de consumo , por sua vez, podem ser divididas em industrias de bens de consumo duráveis (automóveis e eletrodomésticos) e de bens de consumo não-duráveis (alimentos, calçados, roupas e remédios, entre outros).
LEMBRETE
As atividades econômicas geralmente são classificadas em três setores:
Setor primário – compreende a agricultura, a pecuária e o extrativismo;
Setor secundário – compreende as atividades industriais (transformação, mineradora e construção civil).
Setor terciário ou de prestação de serviços – abrange o comércio, os bancos, as empresas públicas, os transportes, a propaganda etc. este setor complementa os dois primeiros, pois permite ou induz ao consumo dos produtos e exerce um papel fundamental no aumento da produtividade
Atualmente com a revolução tecnocientífica, há uma tendência em classificar as atividades econômicas em quatro setores, incluindo o setor Quaternário, que abrange a pesquisa de alto nível (biotecnologia, robótica, aeroespacial).

EXERCÍCIO
1º-) Estabeleça as diferenças entre os conceitos de indústria e industrialização?

2º-) Do ponto de vista do trabalhador quais são as vantagens e as desvantagens que o desenvolvimento da atividade industrial acarretou?

3º-) Levando em consideração a quantidade de matéria-prima e a quantidade de energia empregada como pode ser classificada uma indústria que produz equipamentos para outras indústrias? Qual é a classificação desta mesma indústria se levarmos em conta a finalidade com que são produzidas suas mercadorias?

4º-) Levando em conta a maneira de produzir e o destino do produto como pode ser classificada a industria madeireira que retira a madeira da floresta e a transforma em tábuas para serem utilizadas em marcenarias na fabricação de móveis?

6º-) Sintetize as principais características das três etapas de desenvolvimeto da atividade industrial?


2 comentários:

gabyy' disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Coloque as respostas