quinta-feira, 3 de março de 2011

Nocões Básicas sobre o capitalismo ( Material de Leitura 2º C)

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO
Conceito de capitalismo: Em seu sentido mais restrito, o capitalismo corresponde à acumulação de recursos financeiros (dinheiro) e materiais (prédios, máquinas, ferramentas) que têm sua origem e destinação na produção econômica.
O espaço geográfico começou a ser modificado quando o homem começou a produzir a extrair da natureza os elementos indispensáveis á manutenção da vida. Mas foi o modo de produção capitalista que determinou as mais profundas transformações nesse espaço.
O capitalismo teve origem na Europa, séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo. No entanto, suas características aparecem desde a baixa idade média (do século XI ao XV) com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade. O feudalismo passava por uma grava crise decorrente da catástrofe demográfica causada pela Peste Negra que dizimou 40% da população européia e pela fome que assolava o povo. Já com o comercio reativado pelas Cruzadas (do século XI ao XII), a Europa passou por um intenso desenvolvimento urbano e comercial e, conseqüentemente, as relações de produção capitalista se multiplicaram, minando as bases do feudalismo. Na idade Moderna, os reis expandem seu poderio econômico e político através do mercantilismo e do absolutismo
Com o absolutismo e com o mercantilismo o Estado passava a controlar a economia e a buscar colônias para adquirir metais (ouro e prata) através da exploração. Isso para garantir o enriquecimento da metrópole. Esse enriquecimento favoreceu a burguesia – classe que detém os meios de produção – que passa a contestar o poder do rei, resultando na crise do sistema absolutista. E com as revoluções burguesas, com a Revolução Francesa e a Revolução Inglesa, estava garantido o triunfo do capitalismo.
As principais fases do sistema capitalista:
1º fase: capitalismo comercial ou pré-capitalismo;
2º fase: capitalismo industrial;
3º fase: capitalismo financeiro ou monopolista
Como Funciona O Capitalismo
  • Tem como principal objetivo o lucro;
  • Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção;
  • Tem no dinheiro e seus similares o seu principal meio de troca;
  • Funciona conforme a lei da oferta e da procura – economia de mercado;
  • Nas relações de trabalho predomina o trabalho assalariado. O trabalhador “vende” seu trabalho pra os donos dos meios de produção;
  • No sistema capitalista a sociedade é baseada na divisão de classes.
O Capitalismo Comercial
É o período das grandes navegações ou descobrimento, quando as novas terras (continente Americano) passaram a fazer parte do mundo até então conhecido. Países como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda obtiveram grandes conquistas territoriais e fizeram dos territórios recém conquistados suas colônias.
As regras das relações entre metrópoles e colônias foram estabelecidas pelo pacto colonial, segundo o qual a colônia só podia manter relações comerciais com a metrópole. Surgiu assim a primeira divisão internacional do trabalho (DIT), caracterizada pelo envio de matérias-primas das colônias para as metrópoles e de produtos manufaturados das metrópoles para as colônias
O Capitalismo Industrial
Essa fase do capitalismo, que se estende do século XVIII ao século XX, foi marcada pela primeira e pela segunda revolução industrial.
A produção indústria tornou-se a maior fonte de lucro e o trabalho assalariado passou a ser a relação típica do capitalismo: quem recebia salário acabava por consumir os produtos que ajudava a fabricar.
A DIT da fase do capitalismo industrial mudou muito pouco em relação à do capitalismo comercial. A diferença é que as metrópoles passaram a ser industrializadas
O CAPITALISMO FINANCEIRO OU MONOPOLISTA
A fase do capitalismo financeiro se desenvolveu, principalmente, após a primeira revolução industrial, para ser multiplicado. Foi quando se desenvolveu os bancos as corretoras de valores e grandes grupos empresariais e se inicio o processo de acumulação de capitais.
A união do capital industrial com o capital de financiamento (bancário) deu origem ao capital financeiro, que é a própria essência do capitalismo, caracterizado pelos mercados de capitais negociados nas bolsas de valores.
Monopólio: ocorre quando uma empresa domina a oferta de um determinado produto ou serviço. Uma forma mais aprimorada de monopólio é o oligopólio, quando um grupo de empresas domina o mercado de um determinado produto ou serviço.
Podem-se citar as seguintes formas de oligopólio:
Cartel: formado por empresas independentes que fazem produtos semelhantes e têm acordos para dominar o mercado desses produtos;
Truste: empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização. Os trustes podem ser:
Horizontais, constituídos por empresas que trabalham com o mesmo ramo de produtos.
Verticais, formados por empresas que cuidam de todo o processo de produção: desde a matéria-prima até o produto acabado. Por exemplo, uma empresa que controla desde a plantação de cana-de-açúcar até a produção de açúcar e álcool;
Conglomerado: é constituído por empresas que diversificam sua produção para dominar a oferta de certos produtos ou serviços. Geralmente é dominada por um HOLDING.
HOLDING: É o estágio mais avançado do capitalismo. Num holding uma empresa, criada para administrar outras possui a maioria das ações. As grandes corporações usam essa forma de administração.

A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Acompanhando as mudanças ocorridas com a evolução do capitalismo, as relações entre os países e suas especializações no mercado internacional (DITs) também se modificam.
A descolonização da áfrica e da Ásia, o surgimento dos países subdesenvolvidos industrializados e expansão das transnacionais estabeleceram três DITs bem diferentes, que se sucederam durante a fase do capitalismo financeiro.
DIT do imperialismo. Entre o período que vai do final da primeira guerra mundial (1918) até o final da segunda (1945), algumas potencias ocidentais (Inglaterra, França, Holanda) ainda mantinham suas colônias na Ásia e na África. Portanto, a divisão internacional do trabalho permanece a mesma da fase do imperialismo ou do capitalismo industrial.
Matérias-primas
COLÔNIAS -------------------------- METROPÓLES

                                                      Produtos industrializados
DIT clássica: com a descolonização da Ásia e da África (1947-1975), os novos países surgidos nesses continentes passaram a fazer parte, ao lado das antigas colônias e da América, do conjunto dos países subdesenvolvidos.
Estabeleceu-se, então, o que denominamos DIT clássica, que caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos não industrializados.
Matérias-primas
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS -------------------- PAÍSES DESENVOLVIDOS
NÃO INDUSTRIALIZADOS
Produtos industrializados
Investimentos e concessão
De empréstimos.

DIT da nova ordem mundial: nesse mesmo período, com a industrialização de alguns países subdesenvolvidos, outra DIT passou a conviver com a DIT clássica.
Essa nova divisão internacional do trabalho é muito mais complexa, envolvendo o fluxo de mercadorias e de capitais, de ambos os lados. Esses países subdesenvolvidos deixaram de ser unicamente fornecedores de matéria-prima para os países desenvolvidos.
Produtos industrializados,
Tecnologia e capital –
empréstimos
e investimentos produtivos
e especulativos
PAÍSES --------------------------------------------------  PAÍSES SUBDESEN-
DESENVOLVIDOS                                              VOLVIDOS INDUSTRI-
                                                                                 ALIZADOS.
Matéria-prima, produtos industrializados.
E capital –lucro das transnacionais e do
Capital especulativo, pagamento de juros.
E da divida externa, e royalties pela.
Propriedade intelectual
Exercícios
1º- Com base na sua leitura de mundo elabore um conceito sobre o sistema capitalista.(mínimo 4 linhas) .
2º - De que forma o absolutismo e o mercantilismo contribuíram para o sucesso do capitalismo? Comente.
.3º- Cite duas características da fase do capitalismo financeiro.
4º- Diferencie truste de cartel.
5º- Qual das formas de oligopólio é mais prejudicial à livre concorrência, ou seja, ao funcionamento da lei da oferta e da procura?
6º- (Vunesp-SP, adaptada) esta toma por base uma Tragédia em um ato, assinada pelo escritor, tradutor e desenhista Millôr Fernandes (1942), e publicada pela primeira vez em “o pif-paf”. (O Cruzeiro, 1945.).
Essa tragédia-relâmpago mobiliza o campo da sugestibilidade e, num clima de aparente humorismo, libera todo um universo de conceitos, situações e costumes subentendidos. Identifiquem nessa situação as características das relações de trabalho no sistema capitalista e responda as questões:
O CAPITALISMO MAIS REACIONÁRIO
TRAGÉDIA EM UM ATO
PERSONAGENS: O PATRÃO E O EMPREGADO
ÉPOCA ATUAL
EM PREGADO – Patrão, eu queria lhe falar seriamente.
Há quarenta anos trabalho na empresa e até hoje só cometi um erro.
PATRÃO - está bem meu filho, está bem. Mas de agora em diante tome mais cuidado.
[Pano bem rápido]
(Millôr Fernandes, trinta anos de mim mesmo, nórdica, p. 15 in: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves & RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia: novo ensino médio. São Paulo, Ática. 2002.).
a) O que está subtendido no discurso direto do patrão?
b) Por que esse texto pode ser entendido como uma critica de costumes?

7º- Diferencie capitalismo comercial de capitalismo industrial.

8º- Compare a DIT clássica com a DIT da nova ordem mundial e destaque o papel desempenhado pelo Brasil neste último momento.

9º- Com base no que foi estudado sobre o capitalismo em nas suas observações da realidade comente as charges Abaixo;( Mínimo cinco linhas para cada uma das charges)





Nenhum comentário: