segunda-feira, 3 de março de 2014

ESTUDO DIRIGIDO E ATIVIDADE DE PESQUISA - 3º A, B, C e D ( 2014)

Formação e ocupação do território brasileiro
1º)Qual seria a configuração do território  brasileiro se  o Tratado de Tordesilhas tivesse  sido  respeitado?
2º)  Qual  é o princípio  fundante  do Tratado de Madri (1750)? Que atividades econômicas foram  importantes  para  a possibilidade  de aplicação  do princípio  norteador  deste  tratado.  Em que região cada uma destas atividades se desenvolveram?
3º) Explique  o que  foi  o modelo econômico de arquipélagos  do período  colonial.
4º) Qual foi o caso  mais significativo  de expansão da fronteira brasileira  no início do período  republicano. Explique de forma  sucinta.
Divisão administrativa e divisão regional do Brasil
1º)  Indique as principais  características  da atual  divisão  político-administrativa  do Brasil.
2º)  Quais  foram  as últimas  alterações  na divisão político-administrativa  do Brasil?
3º) Qual é  o órgão responsável pelo processo de  regionalização do Brasil? Qual a finalidade de  se estabelecer  a regionalização?
4º)  O que é  região natural?  Qual é a importância  deste  critério para o processo de  regionalização do Brasil?
5º)  O que é região  Homogênea ? Qual é a vantagem deste critério em relação  ao anterior?
6º) Qual  é a principal  característica da regionalização  atual do Brasil?

Atividade de pesquisa  
v   Dar os conceitos de Macro, meso e microrregião, utilizados na regionalização oficial do IBGE;
v   Indicar as características da regionalização em complexos regionais (Pedro Pinchas Geiger);
v   Citar as principais características de cada uma das sub-regiões nordestinas;
v   Principias características dos Órgãos fomentadores do desenvolvimento regional: SUDAM, SUDENE e outros.  
v   Planejamento regional na Amazônia: Explicar o significado de: fronteira política, fronteira demográfica, fronteira de capital;
v   Indicar as principais características da ZONA FRANCA DE MANAUS;
v   O Plano Amazônia Sustentável: Indicar o conceito norteador,  e as principais  metas  traçadas  para  a  região.

Avaliação: um ponto extra + participação (debate em sala)
Anotações: Manuscrita no caderno


Um comentário:

Anônimo disse...

Me mande as respostas!!!! Urgente...