sábado, 17 de setembro de 2011

Exercício: Os ciclos industriais – Correção, 2º A e B .



 

1- O desenvolvimento da economia industrial acontece em ciclos longos. De acordo com o economista Joseph Schumpeter a "destruição criadora" movimenta tais ciclos.
  1. Explique o significado da expressão "destruição criadora".
    R: Se refere ao processo de destruição das tecnologias tradicionais ocasionado pela aplicação produtiva de novas tecnologias.

 
  1. Em que fase dos ciclos industriais ocorre a "destruição criadora".
    R: Na fase inicial de cada Ciclo.

 
c) Em que fase do ciclo ocorre à centralização?R: Na fase descendente de cada ciclo. Isto porque, nesta época, os mercados estão saturados e inúmeras empresas revelam-se incapazes de sustentar a concorrência.

 
d) Os ciclos tecnológicos são associados à valorização de determinados recursos naturais e as formas de organização do espaço geográfico. Identifique os cinco ciclos estabelecidos por Schumpeter.
R: Ciclo hidráulico, do carvão, do petróleo, da eletrônica e da informática.

 
2- Determine a importância do carvão mineral para a evolução dos transportes.
R: O Uso do carvão nos trens e nos navios a vapor "encurtaram" as distâncias, diminuíram o tempo gasto nos deslocamentos reduzindo de forma brutal os custos de transportes.

 
3- Determine a importância do setor petroquímico para as sociedades contemporâneas.
R: É tão importante que se torna difícil quantificar. O petróleo esta presente desde pneus, passando por matériais cirúrgicos, Roupas e insumos agrícolas.

 
4- Indique os três estágios da cadeia produtiva da indústria petroquímica. Indique o padrão de concentração de cada um dos estágios.
Indústrias petroquímicas de 1º, 2º e 3º Geração. As Indústrias de 1º e 2º geração tendem a se concentrar juntos às refinarias que fornecem matéria-prima. Às indústrias de terceira geração tendem a se concentrar próximo aos grandes mercados consumidores.

 
5- Qual é a regra básica da teoria da localização industrial?
A melhor localização é a que permite maior rentabilidade.

 
6- Que fator limitava as opções de localização industrial no início da industrialização? No século XIX qual é o fator determinante para a localização das concentrações industriais?R: Os custos de transferência. Devido à importância do carvão mineral as bacias de Hulha se tornaram o principal fator de concentração industrial no século XIX.

 
7- Qual é a nova tendência de localização industrial desenhada a partir das últimas décadas do século XX? Que fator contribuiu para esta nova tendência? É a desconcentração industrial e a emergência de novos pólos produtivos, afastados das aglomerações tradicionais.

 
8- O que são os tecnopólos? São regiões que reúnem indústrias de alta tecnologia, centros de pesquisas e desenvolvimento nos quais nascem as inovações tecnológicas que as alimentam, e as universidades, que garantem a formação contínua de novos pesquisadores.

 
9- Qual é a situação da industrialização brasileira tomando por referência os ciclos industriais? Posição Marginal com relação às indústrias de alta tecnologia e destaque no setor baseado em tecnologias tradicionais (metalurgia e aço).

 

 
Fonte: MAGNOLI, Demetrio & ARAÚJO, Regina. Geografia a construção do Mundo .livro didático adotado pela escola.
São Paulo, Moderna, 2005.

 

 

 

Nenhum comentário: