segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Exercício demografia 2º A e B: (correção)

1º - conceitue crescimento natural ou vegetativo.

Diferença entre as taxas de mortalidade e natalidade.

2º - Indique três fatores responsáveis pela diminuição nas taxas de mortalidade, na Europa, nas ultimas décadas do século XIX.

Modernização da agricultura
com aumento da produtividade; Introdução de novos cultivares; Novos hábitos de Higiene pessoal e público; Avanços no campo da Medicina.

3º - O avanço da natalidade associado ao recuo da mortalidade gerou a explosão demográfica. Este fato provocou preocupações nos estudiosos de demografia levando-os a formulação de teorias como a de Thomas Robert Malthus. Sintetize as idéias da desta teoria.

Robert Malthus acreditava que a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética enquanto a população cresceria em progressão geométrica. Segundo este teórico a miséria e as doenças seriam fruto deste descompasso entre produção de alimentos e crescimento populacional.

4º - Conceitue transição demográfica diferenciando o regime tradicional do regime moderno.

Transição entre duas situações de crescimento demográfico relativamente reduzido. O regime tradicional apresenta taxas de mortalidade e natalidade elevadas fato que gera fraco crescimento populacional. O regime moderno apresenta taxas de natalidade e mortalidade baixas gerando, também, fraco crescimento populacional.

5º - Indique cinco fatores responsáveis pelo declínio das taxas de natalidade dos países desenvolvidos principalmente a Europa


O crescimento econômico, o aumento da renda familiar, a participação da mulher no mercado de trabalho, adoção de métodos anticoncepcionais

6º- A partir de que momento as taxas de mortalidade começaram e declinar nos países subdesenvolvidos? Quais são os fatores responsáveis por este declínio? Após a Segunda Guerra Mundial. Difusão de novos medicamentos, vacinação em massa e controle sobre epidemias são os fatores que fizeram declinar as taxas de mortalidade nos países subdesenvolvidos.

7º - Sintetize as idéias dos teóricos do neomalthusianismo.

Para os neomalthusianos, a superpopulação dos países era a causa da pobreza desses países.
Segundo esta teoria uma população numerosa seria um obstáculo ao desenvolvimento e levaria ao esgotamento dos recursos naturais, ao desemprego e à pobreza. Assim, segundo os neomalthusianos o controle de natalidade seria o passaporte para o desenvolvimento.


Diferenças entre o malthusianismo e o neomalthusianismo:

MALTHUS culpava a natureza pela existência dos pobres

Os neomalthusianos culpavam os pobres pela sua própria pobreza e, também, pela pobreza de seu país.

8º- Alguns grupos ambientalistas defendem a idéia que o rápido crescimento demográfico dos países pobres traduziria em pressão sobre os recursos naturais. Que argumentos são utilizados, no texto do livro didático, para refutar esta idéia. O autor afirma que os países desenvolvidos representam 20% da população da Terra e consomem 80% dos recursos naturais disponíveis, já os pobres representam 80% da população e consomem apenas 20 % dos recursos. Portanto, não são os países pobres os principais responsáveis pela degradação ambiental.

9º- Que fatores são citados como responsáveis pela diminuição das taxas de natalidade nos países subdesenvolvidos. A modernização da economia e a urbanização.

10º- Que fatores são citados como responsáveis pelas altas taxas de natalidade na África Subsaariana?

A miséria, catástrofes alimentares periódicas e a elevada mortalidade entre as crianças provocam uma tendência à manutenção de elevadas taxas de natalidade. Parece contraditório, entretanto, como afirma o autor, quando diminuem as chances de uma criança chegar à idade adulta as pessoas tendem a ter mais filhos


Fonte: MAGNOLI, Demetrio & ARAÚJO, Regina. Geografia a construção do Mundo
São Paulo, Moderna, 2005. P.( 459 a 463).

domingo, 9 de outubro de 2011

Seminário sobre estratégias energéticas (2º A e B)

Forma de apresentação: Power point

Fonte de pesquisa: internet, revistas, livro didático.

Não utilizar textos grandes, use tópicos. Podem utilizar fotos, gravuras, animações.

Valor: 2 pontos sendo 0,5 extra. (A nota não será genérica todos os integrantes do grupo devem dominar o conteúdo pesquisado)

Data de início das apresentações: A ser combinado em cada sala.


 

O carvão Mineral – histórico, importância econômica, principais produtores mundiais, tipos de carvão mineral, o carvão mineral e o aquecimento global

Componentes:


 

O petróleo – Histórico sobre utilização e extração, principal produtores, Geopolítica do petróleo, o petróleo e o aquecimento global, tipos de petróleo, esquema de funcionamento de uma plataforma de petróleo.

Componentes:


 

Energia nuclear – Histórico, principais características, principais países que utilizam energia nuclear, esquema de funcionamento de uma usina nuclear, principais riscos e impactos ambientais provocados pela energia nuclear

Componentes:


 


 

Hidrelétrica - Principais países a utilizar a hidroeletricidade, principais impactos ambientais provocados pela construção de hidroelétricas, o Brasil e a hidroeletricidade, esquema de funcionamento de uma usina hidroelétrica.

Componentes:


 

Fontes alternativas: Energia eólica, solar – histórico, principais países que utilizam estas tecnologias, esquema de funcionamento, as fontes alternativas e o aquecimento global.

Componentes:


 


 

Os biocombustíveis brasileiros (destaque etanol - álcool) principais impactos ambientais, importância econômica para o Brasil, principais regiões produtoras, os biocombustíveis e o aquecimento global.

Componentes:


 


 

Rio Branco, 10 de outubro de 2010.


 

Edmar Alves da Cruz

Professor de geografia