segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ATIVIDADE DE HIDROGRAFIA 3º B e C (2013)

 De acordo com a indicação feita em sala de aula  comentar um dos incisos do art 01 da  lei 9.433 de 08 de Janeiro  de 1997 ( Política nacional dos recursos hídricos).
Observação: Transcreva o inciso a ser comentado  e  indique  número e turma  dos alunos que elaboraram o comentário. Não faça plágio ( cópia de outros comentários).

ATIVIDADE DE HIDROGRAFIA 3º A ( 2013)

 De acordo com a indicação feita em sala de aula  comentar um dos incisos do art 01 da  lei 9.433 de 08 de Janeiro  de 1997 ( Política nacional dos recursos hídricos).
Observação: Transcreva o inciso a ser comentado  e  indique  número e turma  dos alunos que elaboraram o comentário. Não faça plágio ( cópia de outros comentários).

domingo, 18 de setembro de 2011

CARACTERIZAÇÃO BIOFÍSICA DA ÁGUA – Texto de apoio hidrografia 3º ano



 

 
    As características biológicas, químicas e físicas dos corpos hídricos dependem, em primeiro lugar das propriedades físicas da água. Assim, o estudo de qualquer corpo hídrico natural deve levar em conta estas características.
     No que se refere à origem da água ainda não existe uma teoria conclusiva, entretanto a origem da hidrosfera esta associada à condensação do vapor de água existente na atmosfera primitiva da Terra. Esta condensação se deu quando do resfriamento da superfície, formação das massas continentais.
    Quanto a sua estrutura química a molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Os átomos de hidrogênio têm cargas positivas e o de oxigênio negativa. Esta estrutura dá à molécula de água o caráter dipolar transformando-a no mais poderoso solvente existente sobre a Terra. Esta é uma das características mais importantes da água, pois permite que os componentes minerais existentes nas rochas e no solo sejam dissolvidos e disponibilizados para as algas e vegetais superiores.
    Por outro lado, o oxigênio, elemento indispensável para a vida vegetal e animal apresenta sérias dificuldades para se difundir na água. Assim, a decomposição orgânica em meio aquático, que faz aumentar a demanda por oxigênio, pode proporcionar, dependendo de sua intensidade, condições anaeróbicas comprometendo os ecossistemas aquáticos.
Por ser o solvente universal e estar em movimento, através do ciclo hidrológico, a água em estado puro é muito difícil de ser encontrada na natureza. Logo, a água é mais abundantemente encontrada associada a outras substâncias, principalmente os sais minerais.
De acordo com a quantidade de sais dissolvidos a água pode ser classificada em: doce, concentração de até 0,05% de sais; salobra de 0,05% a 3%; salgada, concentração de sais superior a 3%.
O CICLO HIDROLÓGICO
     Movida pela radiação solar e pela gravidade a água se movimenta sendo possível encontrá-la em diversos reservatórios e em diferentes estados. O principal reservatório de água são os oceanos, estes, quando aquecidos liberam vapor de água para a atmosfera. Movido pela circulação geral da atmosfera o vapor pode alcançar as áreas continentais.
     A umidade presente na atmosfera quando ganha altitude condensa e precipita.
Dependendo da latitude e da altitude da condensação do vapor as precipitações podem ser sólidas, granizo e neve ou liquida chuva. As precipitações sólidas nas regiões polares são responsáveis pela formação das calotas polares que armazenam 2,06% do total de água do planeta e 68,9% da água doce. Quando as precipitações acontecem sobre os continentes, nas áreas não polares, elas são, na maioria das vezes, liquidas (chuvas). Os caminhos da água ao chegar à superfície dependem fundamentalmente da natureza desta superfície.
    Assim, quando se trata de regiões recobertas por vegetação e dependendo do índice pluviométrico e da intensidade do evento chuvoso a água pode tomar os seguintes caminhos: ser interceptada pela folhas e troncos e, quando aquecida pela radiação, evaporar e retornar à atmosfera; chegar ao solo.
     No solo a água, devido ás suas propriedades químicas dissolve os nutrientes necessários as plantas e junto com eles é sugada pela vegetação sendo devolvida para a atmosfera na forma de vapor, transpiração vegetal. Além disso, a água pode percolar e chegar ao leito dos rios ou aos lagos. No entanto, a velocidade de percolação é muito inferior ao fluxo superficial, logo, os solos das regiões florestadas constituem-se em importantes reservatórios que controlam a vazão fluvial. Além disso, dependendo da estrutura geológica a água pode ser armazenada nos aqüíferos (rochas porosas e permeáveis) sendo este um dos mananciais que permite a exploração humana.
    Quando as precipitações atingem regiões desprovidas de cobertura vegetal ou com cobertura vegetal de baixa densidade e pequeno porte ou ainda regiões urbanas com solos impermeabilizados predominará o escoamento superficial e um conseqüente aceleramento do sistema já que o solo deixará de ser um dos reservatórios.
    Em regiões em que houve a retirada da vegetação natural que, na maioria das vezes, apresenta maior densidade que os cultivares agrícolas ou em áreas urbanas onde é muito intenso o processo de impermeabilização dos solos o ciclo hidrológico sofre um processo de aceleração já que um dos importantes "reservatórios" do ciclo hidrológico terá seu reabastecimento comprometido. Além disso, a retirada da cobertura vegetal intensifica o processo de erosão e o conseqüente assoreamento dos rios. Neste sentido, a interferência humana neste ponto do sistema, ao diminuir o tempo de chegada das águas pluviais aos cursos dos rios e intensificar o processo de assoreamento, contribui para o descontrole hidrológico processo que torna as enchentes mais intensas, porém mais rápidas e, no oposto, diminuição drástica do volume de água dos rios no período da estiagem.
    A próxima etapa do ciclo hidrológico corresponde aos rios e lagos. Os rios, de acordo com a natureza das águas que recebem, podem ter regime pluvial (águas das chuvas), nival (derretimento de geleiras) ou misto. Além disso, os rios recebem água pluvial que infiltra no solo e percola até seu leito através do lençol freático.
    Entre as intervenções mais antigas e em maior número no ciclo hidrológico esta a construção de barragens para armazenamento de água para as mais diversas finalidades: produção de energia elétrica, abastecimento de cidades, dessedentação dos animais, irrigação. Esta intervenção, ao provocar o aumento da superfície laminar de água exposta a radiação solar, gera intensificação da evaporação e, por tabela, maior umidade, caracterizando mudanças no clima em escala local.
SOCIEDADE E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA
     Na visão de Oliveira (2008, p.21) a forma de utilização dos recursos naturais por parte do homem sofre variações de acordo com a história e com a cultura. Assim, o homem primitivo tratava e respeitava a natureza como sagrada, na cultura judaico-cristã, devido à visão do homem como imagem de Deus, a natureza tinha como função prover as necessidades humanas tendo, portanto, que ser dominada. Os gregos tinham pensamento semelhante, acreditavam que a natureza existia em benefício à sua sobrevivência.
     No entanto, as maiores transformações no espaço natural e sua conseqüente substituição por uma segunda natureza começaram a se processar a partir do surgimento do sistema capitalista e de sua revolução industrial. A partir deste momento com o advento de novas técnicas de produção e de intervenção na natureza associadas com o aumento da população mundial e por conseqüência do consumo de "mercadorias" as transformações no espaço natural passaram a se processar em ritmos nunca vistos.
     Neste novo cenário, com a intensificação das relações capitalistas, a água, indispensável à vida, tem o leque de possibilidades de uso ampliado. Intensifica-se seu uso nos diversos ramos da indústria, na agricultura irrigada, produção de energia. Além disso, o intenso processo de urbanização e a vida moderna conduzem a uma demanda cada vez mais crescente nas regiões urbanas.
    A crescente demanda por água potável nas áreas urbanas esta associada, também, a poluição dos mananciais que estão dentro ou próximos de grandes centros urbanos. A poluição é apontada como um dos fatores geradores de escassez de água potável. Para se ter uma idéia da gravidade do problema, a ONU (Organização das Nações Unidas) estima que 35% da população mundial não tenham acesso a água tratada e 43% não possuem serviços de saneamento adequado.
BACIA HIDROGRÁFICA

 
     Townsed (2006, P. 166) afirma que:

 
Os riachos e rios são caracterizados por sua forma linear, fluxo unidirecional, escoamento oscilante e leitos instáveis. A natureza estreita dos canais de rios significa que eles estão muito intimamente conectados ao ambiente terrestre do entorno. Assim, uma compreensão precisa da ecologia de rios requer que consideremos o rio e sua bacia de drenagem como uma unidade.
    
 
     Na citação acima o autor deixa clara as relações existentes entre os ambientes terrestres e os rios. Além disso, elege como necessidade, para o entendimento da ecologia de um rio, considerar a unidade de drenagem que é, também, denominada bacia Hidrográfica.
     Em hidrografia o termo bacia hidrográfica designa o rio principal bem como seus afluentes e toda a região drenada por ele. As bacias hidrográficas têm início nas nascentes dos pequenos rios, que na Amazônia são denominados igarapés, estes pequenos cursos vão se unindo até forma uma grande bacia.
     Em uma bacia hidrográfica o nível de base é sempre o leito do rio, portanto, alterações sofridas na região de drenagem de um rio geralmente produzem implicações nos leitos.
     Como já afirmamos no tópico referente à descrição do ciclo hidrológico, um dos elementos mais importantes em uma bacia hidrográfica é a vegetação. No entanto, geologia, geomorfologia e os solos da bacia hidrográfica também se constituem em elementos importantes na caracterização de uma bacia hidrográfica.

sábado, 17 de setembro de 2011

Exercício: Os ciclos industriais – Correção, 2º A e B .



 

1- O desenvolvimento da economia industrial acontece em ciclos longos. De acordo com o economista Joseph Schumpeter a "destruição criadora" movimenta tais ciclos.
  1. Explique o significado da expressão "destruição criadora".
    R: Se refere ao processo de destruição das tecnologias tradicionais ocasionado pela aplicação produtiva de novas tecnologias.

 
  1. Em que fase dos ciclos industriais ocorre a "destruição criadora".
    R: Na fase inicial de cada Ciclo.

 
c) Em que fase do ciclo ocorre à centralização?R: Na fase descendente de cada ciclo. Isto porque, nesta época, os mercados estão saturados e inúmeras empresas revelam-se incapazes de sustentar a concorrência.

 
d) Os ciclos tecnológicos são associados à valorização de determinados recursos naturais e as formas de organização do espaço geográfico. Identifique os cinco ciclos estabelecidos por Schumpeter.
R: Ciclo hidráulico, do carvão, do petróleo, da eletrônica e da informática.

 
2- Determine a importância do carvão mineral para a evolução dos transportes.
R: O Uso do carvão nos trens e nos navios a vapor "encurtaram" as distâncias, diminuíram o tempo gasto nos deslocamentos reduzindo de forma brutal os custos de transportes.

 
3- Determine a importância do setor petroquímico para as sociedades contemporâneas.
R: É tão importante que se torna difícil quantificar. O petróleo esta presente desde pneus, passando por matériais cirúrgicos, Roupas e insumos agrícolas.

 
4- Indique os três estágios da cadeia produtiva da indústria petroquímica. Indique o padrão de concentração de cada um dos estágios.
Indústrias petroquímicas de 1º, 2º e 3º Geração. As Indústrias de 1º e 2º geração tendem a se concentrar juntos às refinarias que fornecem matéria-prima. Às indústrias de terceira geração tendem a se concentrar próximo aos grandes mercados consumidores.

 
5- Qual é a regra básica da teoria da localização industrial?
A melhor localização é a que permite maior rentabilidade.

 
6- Que fator limitava as opções de localização industrial no início da industrialização? No século XIX qual é o fator determinante para a localização das concentrações industriais?R: Os custos de transferência. Devido à importância do carvão mineral as bacias de Hulha se tornaram o principal fator de concentração industrial no século XIX.

 
7- Qual é a nova tendência de localização industrial desenhada a partir das últimas décadas do século XX? Que fator contribuiu para esta nova tendência? É a desconcentração industrial e a emergência de novos pólos produtivos, afastados das aglomerações tradicionais.

 
8- O que são os tecnopólos? São regiões que reúnem indústrias de alta tecnologia, centros de pesquisas e desenvolvimento nos quais nascem as inovações tecnológicas que as alimentam, e as universidades, que garantem a formação contínua de novos pesquisadores.

 
9- Qual é a situação da industrialização brasileira tomando por referência os ciclos industriais? Posição Marginal com relação às indústrias de alta tecnologia e destaque no setor baseado em tecnologias tradicionais (metalurgia e aço).

 

 
Fonte: MAGNOLI, Demetrio & ARAÚJO, Regina. Geografia a construção do Mundo .livro didático adotado pela escola.
São Paulo, Moderna, 2005.

 

 

 

Cronologia da Guerra Fria

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria

Ano

Acontecimento

1945

Cientistas estadunidenses testam com sucesso o primeiro dispositivo atômico do mundo. Em agosto de 1945 os EUA atacam as cidades de Hiroshima e Nagasaki com armas nucleares.

1946

Winston Churchill cita a expressão "iron curtain" ou, em português, "cortina de ferro", em discurso pronunciado no Westminster College, em Fulton, Missouri, nos Estados Unidos, em 5 de março de 1946.

1947

O presidente estadunidenses, Harry S. Truman estabelece a Doutrina Truman, em um violento discurso no dia 12 de março de 1947, assumindo o compromisso de "defender o mundo capitalista contra a ameaça socialista", iniciando a Guerra Fria. Em seguida, o secretário de estado
George Catlett Marshall anunciou a disposição de os Estados Unidos colaborar financeiramente para a recuperação da economia dos países europeus, o Plano Marshall. Truman deu início à concessão de créditos auxiliando a Grécia e a Turquia, com o objetivo de sustentar governos pró-ocidentais naqueles países.

1949

A URSS testa seu primeiro dispositivo nuclear. Criada a OTAN.

1950

Grupos desarmamentistas começam a pressionar em favor do desarmamento nuclear unilateral, em que um lado desiste de suas armas nucleares esperando que o outro faça o mesmo. Durante a Guerra da Coreia o general americano Douglas MacArthur discute publicamente a possibilidade de usar armas nucleares para definir o conflito.

1952

O Reino Unido explode um dispositivo nuclear. Ano da primeira bomba termonuclear (hidrogênio), testada pelos Estados Unidos.

1953

Morte de Stálin, assume em seu lugar Nikita Kruschev, o novo chefe da União Soviética. Fim da Guerra da Coréia. A URSS testa sua primeira bomba termonuclear (hidrogênio).

1957

A União Soviética lança o primeiro satélite artificial, o Sputnik, lançado com o foguete Sputinik-1, cuja versao militar foi o primeiro Míssil balístico intercontinental, o R-7 Semyorka.

1960

A França explode um dispositivo nuclear.

1961

A União Soviética lança o primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin, a bordo do foguete Vostok-1, da família R-7, uma versão civil do Míssil balístico intercontinental Vostok-K (GRAU 8K72K).

1964

A China testa o seu primeiro dispositivo nuclear.

1964

Renúncia de Kruschev, Leonid Brejnev se torna o novo Secretário-geral da União Soviética.

1969

Os estadunidenses testam o MRV (veículos de reentradas múltiplas), permitindo que os mísseis transportem até cinco ogivas nucleares separadas. Os soviéticos fazem o mesmo. Estadunidenses e soviéticos discutem o controle da tecnologia nuclear, enquanto sua proliferação ameaça o equilíbrio nuclear conhecido como MAD. Confronto armado na fronteira da URSS e China, marca o auge das tensoes entre soviéticos e chineses.

1971

A República Popular da China substituiu Taiwan (República da China) como representante da China na ONU e como um dos cinco membros permanentes do seu Conselho de Segurança.

1972

Um tratado sobre mísseis antibalísticos limitando o emprego de apenas dois sistemas em cada superpotência, em suas capitais, foi assinado como parte do SALT I. Presidente Nixon, dos EUA visita a China comunista.

1973

Estados Unidos reconhecem a China comunista como representante da China, ao invés de Taiwan, embora as Relações diplomaticas so sejam normalizadas em 1979.

1974

Acordo EUA-URSS para impor um "teto" na quantidade de sistemas de ataque nuclear (bombardeiros, mísseis balísticos intercontinentais e submarinos nucleares) em cada superpotência.

1977

Criada a Constituição Soviética de 1977, de acordo com esta, Brejnev é eleito o presidente.

1979

O acordo SALT II reduziu os limites de armas nucleares. Invasão soviética do Afeganistão dificultou a ratificação do tratado pelo senado norte-americano.

1980

START (conversações sobre redução de armas estratégicas), que sucedeu o SALT, faz pouco progresso.

1982

Morte de Brejnev, Iuri Andropov é o novo secretário-geral e presidente da União Soviética.

1983

O presidente dos EUA, Ronald Reagan, anuncia sua decisão de custear um sistema defensivo aeroespacial anti mísseis balísticos chamado de "Guerra nas Estrelas".

1984

Morte de Iuri Andropov, Konstantin Chernenko é o novo secretário-geral e presidente da União Soviética.

1985

Morte de Konstantin Chernenko, Mikhail Gorbatchov é o novo secretário-geral e presidente, inicio do fim da Guerra e da URSS.

1987

Acordo EUA-URSS para abolir as forças nucleares intermediárias terrestres.

1988

A URSS inicia a retirada de suas tropas do Afeganistão. Fim da Guerra Irã-Iraque. Iniciadas as tratativas para encerrar o confronto entre Angola e África do Sul na África Austral, pondo fim à Guerra Civil Angolana.

1989

Queda do muro de Berlim. Primeiro grande marco do fim da Guerra Fria e do conflito Capitalista X Socialista.

1990

Com base no acordo START, as duas superpotências concordam em reduzir, até 1998, os arsenais estratégicos para 6.000 ogivas nucleares em cada um dos países.

1991

As superpotências concordam em eliminar todos os mísseis táticos terrestres armados com ogivas nucleares táticas que havia na Europa e na Península Coreana. Com a dissolução da União Soviética, as armas nucleares estratégicas não ficaram apenas na Rússia, mas também na Bielorrússia, Ucrânia e Cazaquistão, que concordam com sua transferência para a Rússia para a destruição de todos. Marco definitivo do fim da Guerra Fria, com o desmantelamento da URSS.


 


 


 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria. Acesso em 17 de setembro de 2011.