quarta-feira, 30 de março de 2011

TEXTO INICIAL: ATIVIDADE INDUSTRIAL ( 2º C)

Atividade de pesquisa ( Na internete )
comando da pesquisa: A revolução agricola do século XVI e XVII.
Indicar as principais características da revolução agricola.
explicar: De que forma a revolução agrícola contribui com o processo de industrialização?
Como a revolução agrícola contribui para o crescimento populacional?
Quais foram às condições necessárias para eclosão da primeira revolução industrial
Observação: A pesquisa deverá ser escrita (manuscrita) de forma individual no caderno.
CONCEITO E EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA
Indústria é a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semi-acabado (matéria-prima para outros produtos) ou em produtos acabados.
Quanto à evolução histórica podemos reconhecer três estágios fundamentais no desenvolvimento da atividade industrial: o artesanato, a manufatura e maquinofatura ou industria moderna.
Artesanato – Estagio em que o produtor (artesão) executa sozinho todas as tarefas da produção e até mesmo comercialização (em geral local) do produto. Não há uma maior divisão social do trabalho nem o emprego de máquinas somente o uso de ferramentas simples.
Manufatura – a manufatura corresponde ao estágio intermediário entre a manufatura e a indústria moderna. Nesse estágio, já ocorre a divisão do trabalho (cada operário realiza uma tarefa ou se responsabiliza por parte da produção), mas a produção depende fundamentalmente do trabalho manual, embora sejam empregadas algumas máquinas simples. A manufatura caracterizou a fase inicial do capitalismo, sobretudo nos séculos XVII e XVIII. De modo geral nesta fase o artesão deixou de ser o responsável por todas as etapas de produção e se transformou em assalariado. O capital e os meios de produção já eram propriedades do patrão.
Maquinofatura ou indústria moderna - é o estágio atual, iniciado no século XVIII com a revolução industrial. Pode ser caracterizado pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia
Modernas (carvão mineral, petróleo etc.), produção em larga escala, e grande divisão especialização do trabalho. Em muitos casos, a especialização do trabalho é tão grande ou especifica que o trabalhador perde a noção do todo ou do produto final
CLASSIFICAÇÃO DAS INDÚSTRIAS
As industrias podem ser classificadas de acordo com vários critérios, como a maneira de produzir, a quantidade de matéria-prima ou tecnologia empregada na produção, entre outras.
Levando em conta a maneira de produzir, temos as indústrias extrativas, que utilizam os meios financeiros e técnicas modernas para extrair recursos naturais; indústria de beneficiamento ou de processamento, que beneficiam ou refinam produtos; indústria da construção (como a construção civil); a indústria de transformação que transforma ou reelabora a matéria-prima.
Quanto a quantidade de matéria-prima e de energia empregadas na produção, podemos fala r em indústrias leves (bebidas, produtos farmacêuticos etc.), que consome menos energia e matérias-primas, e de indústrias pesadas (máquinas, navios, veículos), que exigem vultuosos investimentos em energia e matéria-prima, contaram inicialmente com o capital estatal ou pertencem a grandes grupos empresariais.
Quanto à tecnologia empregada, temos as indústrias tradicionais, características da primeira revolução industrial, que ainda empregam bastante mão-de-obra, operam em regime fordista e utilizam tecnologia tradicional; as indústrias dinâmicas, como a informática, a aeroespacial e outras, que dependem mais da tecnologia moderna e capital, requerendo menos mão-de-obra, porém mais qualificada.
Quanto ao destino do produto podemos dividir a indústria em dois grandes grupos:
De bens de produção – são aquelas que produzem bens para outras indústrias. Podem ser de dois tipos. As indústrias de bens intermediários, que produzem matérias-primas que servirão de base para outras indústrias. Exemplos: extrativa mineral, de cimento, siderúrgico. As indústrias de bens de capital ou de equipamentos, que produzem equipamentos para outras indústrias, ou seja, são responsáveis, em parte pelo funcionamento destas. São exemplos as indústrias que produzem máquinas, motores, material de transporte e outros equipamentos.
De bens de consumo - são indústrias que produzem bens (mercadorias) para uso e consumo da população, como por exemplo, à indústria têxtil, a alimentícia, a de móveis. Geralmente localizam se nas proximidades dos centros consumidores.
As indústrias de bens de consumo , por sua vez, podem ser divididas em industrias de bens de consumo duráveis (automóveis e eletrodomésticos) e de bens de consumo não-duráveis (alimentos, calçados, roupas e remédios, entre outros).
LEMBRETE
As atividades econômicas geralmente são classificadas em três setores:
Setor primário – compreende a agricultura, a pecuária e o extrativismo;
Setor secundário – compreende as atividades industriais (transformação, mineradora e construção civil).
Setor terciário ou de prestação de serviços – abrange o comércio, os bancos, as empresas públicas, os transportes, a propaganda etc. este setor complementa os dois primeiros, pois permite ou induz ao consumo dos produtos e exerce um papel fundamental no aumento da produtividade
Atualmente com a revolução tecnocientífica, há uma tendência em classificar as atividades econômicas em quatro setores, incluindo o setor Quaternário, que abrange a pesquisa de alto nível (biotecnologia, robótica, aeroespacial).

EXERCÍCIO
1º-) Estabeleça as diferenças entre os conceitos de indústria e industrialização?

2º-) Do ponto de vista do trabalhador quais são as vantagens e as desvantagens que o desenvolvimento da atividade industrial acarretou?

3º-) Levando em consideração a quantidade de matéria-prima e a quantidade de energia empregada como pode ser classificada uma indústria que produz equipamentos para outras indústrias? Qual é a classificação desta mesma indústria se levarmos em conta a finalidade com que são produzidas suas mercadorias?

4º-) Levando em conta a maneira de produzir e o destino do produto como pode ser classificada a industria madeireira que retira a madeira da floresta e a transforma em tábuas para serem utilizadas em marcenarias na fabricação de móveis?

6º-) Sintetize as principais características das três etapas de desenvolvimeto da atividade industrial?


domingo, 27 de março de 2011

Exercício 1º ano C e D ( resolver utilizando o livro didático)


Exercício para casa
1º Cartografia e tecnologia
  1. Qual o significado de cartas temáticas?
  2. Segundo o Comitê francês de cartografia qual é o objetivo dos mapas topográficos?
  3. Qual o significado de sensoriamento remoto?
2º A linguagem dos mapas:
  1. Segundo o texto o mapa é uma representação geométrica, plana, simplificada e convencional de toda ou de parte da superfície terrestre. Explique o significado de cada um dos termos grifados acima.
  2. Qual é o objetivo da legenda de um mapa?
  3. Explique as três formas de inserção dos signos em um mapa.
  4. Segundo o texto a simbologia cartográfica é monocrômica quando concebido em uma única cor ou policrômica quando utiliza uma variedade de cores. Procure no livro mapas policrômicos e monocrômicos. Indique o título do mapa bem como a página onde esta localizada. Faça uma descrição do fenômeno representado no mapa. Indique pelo menos dois mapas em cada categoria.
  5. Explique quando é que podemos dizer que um mapa apresenta escala cromática?

sábado, 26 de março de 2011

Exercício as bases físicas do Brasil 3º ano C e D (Com correção)

Exercícios as Bases físicas do Brasil
1º) Quais são as três Grandes unidades geológicas da América do Sul? Em qual destas estruturas esta localizado o território Brasileiro?
2º) Quais são os dois tipos de estrutura que compõem o território Brasileiro? Que importância econômica pode ser atribuída a cada uma destas estruturas?
3º) O que são os Crátons?
4º) Descreva as características da bacia sedimentar Amazônica e do Paraná.
5º) Explique porque o minério ouro, que se forma em estruturas geológicas cristalina ( rocha magmática intrusiva), pode ser encontrado em vales fluviais associados e terrenos sedimentares.
A modelagem do relevo
1º) qual o significado da expressão relevo?
2º ) Porque O relevo brasileiro apresenta altitudes modestas?
3º) De acordo com a figura 10 quais são as três categorias de relevo existentes em território Brasileiro?
4º) O que são planaltos? Qual o critério utilizado para fazer a distinção entre os tipos de planaltos? De acordo com esse critério quais são os tipos de planaltos existentes em território brasileiro?
5º) Apresente as principais características da forma de relevo depressão.
6º) O que é planície? A que tipo de estrutura geológica estão associadas?
Interpretando mapas
1º ) Observe o mapa da página 64 ( províncias estruturais brasileiras) e o mapa da página 65 ( Transgressão marinha do devoniano e responda:
A) Na atualidade, que tipo de estrutura geológica está presentes na região dominada pelo antigo mar devoniano?
B) Que tipos de estruturas estão presentes nas regiões não afetadas pela transgressão Marinha do devoniano?

2º) Compare o mapa da página 69 com os mapas da página 78 e responda:
  1. De acordo com a classificação do relevo proposta por Aroldo de Azevedo quais são as grandes unidades do relevo brasileiro? Em quantas categorias estas unidades estão divididas?
  2. Quais são as principais mudanças introduzidas por Aziz Ab Saber?
  3. No mapa da figura 10 classificação atual quais foram as mudanças relativas a:
- Planície Amazônica
- Nas formas de dar nomes aos planaltos?
3º Página 75 questão 07( interpretar a fotografia)
Correção 

1º) Quais são as três Grandes unidades geológicas da América do Sul? Em qual destas estruturas esta localizado o território Brasileiro? R: Plataforma Sul Americana, plataforma Patagônica, Dobramentos modernos( Cordilheira dos Andes)
2º) Quais são os dois tipos de estrutura que compõem o território Brasileiro? Que importância econômica pode ser atribuída a cada uma destas estruturas? Escudos cristalinos e bacias sedimentares. A existência destes dois tipos de estrutura é de fundemantal importância pois, nas regiões cristalinas brasileiras, são encontrados os principais menérios metálicos como o ferro que responde por parcela significativa da pauta de exportações do nosso país já as bacias sedimentares brasileiras principalmente as costeiras, localizadas na plataforma continental, são importantes regiões produtores de petróleo e ainda possuem reservas em início de exploração como o pré-sal.
3º) O que são os Crátons? Núcleos de rochas Antigas(Era arqueozóica que não sofreram tectonismo orogênico (não são áreas de antigos dobramentos)
4º) Descreva as características da bacia sedimentar Amazônica e do Paraná.
Bacia do paraná: a camada mais profunda e antiga desta bacia é formada de arenito ( rocha sedimantar) formado na era paleozóica/mesozóica. Esta camada , nos períodos jurássico e cretáceo, através de fissuras na crosta, foi recoberta por derrames de lava vulcânica, que deu origem as rochas basálticas. Ao ser intemperizado, o basalto, originou o solo de terrra-roxa com alta fertilidade natural.
A Bacia Amazônica se encotra encaixada entre os escudos meridional Xingu. Nesta bacia, os sedimentos mais antigos afloram nas bordas norte e sul. Os sedimntos inetermediários são datados da era mesozóica e do período terciário. Os sedimentos mais jovens foram deposoitados nos últimos 10 000 anos, pelas águas dos rios da região, e ainda não estão consolidados.
5º) Explique porque o minério ouro, que se forma em estruturas geológicas cristalina ( rocha magmática intrusiva), pode ser encontrado em vales fluviais associados e terrenos sedimentares.
A modelagem do relevo
1º) qual o significado da expressão relevo?
Designa as formas da crosta terrestre
2º ) Porque O relevo brasileiro apresenta altitudes modestas? Em primeiro lugar porque não possui montnhas modernas ( forma de relevo de maior altitude). Em sugundo lugar, a forma de relevo brasileira de maior altitude, os planaltos, são, em geral, muito antigos e foram intensamente desgastados pelos agentes geomorfológicos ( Agentes erosivos)
3º) De acordo com a figura 10 quais são as três categorias de relevo existentes em território Brasileiro?
Planalto, depressão e planície
4º) O que são planaltos? Qual o critério utilizado para fazer a distinção entre os tipos de planaltos? De acordo com esse critério quais são os tipos de planaltos existentes em território brasileiro?
São áreas onde predomina processo erosivos. São áreas residuais. Ao contrário do que sugere o nome apresenta formas irregulares como morros, Serras e Chapadas.
Na atual classificação utiliza-se as estrututras geológicas para faze a distinção entre os tipos de planaltos. Assim, de acordo com este critério temos: Planaltos em bacias sedimantares, planaltos em escudos cristalinos e planaltos em cinturões orogênicos antigos.
5º) o que é depressão
A exemplo dos planaltos também exibem processos erosivos, no entanto apresentam superfícies bastante aplainadas e suavimente inclinadas. As depressões circundam os planaltos e podem ser do tipo:Depressão marginal- Margeiam as bordas das bacias sedimentares, seu arcabouço geológico é constituído por rochas cristalinas. Depressão periférica - presentes nas regiões de contato entre estruturas sedimentares e cristalinas. Depressão interplanáltica - áreas mais baixas que os planaltos que as circundam
6º) O que é planície? A que tipo de estrutura geológica estão associadas?
São áreas onde o processo de deposição e predominante e se realiza pela ação das águas dos rios lagos e mares. As planícies são unidades geomorfológicas associadas às bacias sedimentares.



Interpretando mapas
(1º) Observe o mapa da página 64 (províncias estruturais brasileiras) e o mapa da página 65 (Transgressão marinha do devoniano e responda:
A) Na atualidade, que tipo de estrutura geológica está presentes na região dominada pelo antigo mar devoniano?
R: bacias Sedimentares
B) Que tipos de estruturas estão presentes nas regiões não afetadas pela transgressão Marinha do devoniano?
Escudos cristalinos
c) Segundo Alguns cientistas o rio Amazonas teve sua formação no processo de reversão da transgressão marinha do devoniano. Assim sendo determine: em que sentido se deu o processo de transgressão marinha? Antes do surgimento da Cordilheira dos Andes, em qual dos oceanos o rio Amazonas desaguava?
No atual oceano Pacífico

2º) Compare o mapa da página 69 com os mapas da página 78 e responda:
  1. De acordo com a classificação do relevo proposta por Aroldo de Azevedo quais são as grandes unidades do relevo brasileiro? Em quantas categorias estas unidades estão divididas?
Duas categorias:
Planaltos: Das Guianas, Central, Meridional, Atlântico
Planícies: Costeira, Amazônica, Pantaneira, Dos Pampas.
  1. Quais são as principais mudanças introduzidas por Aziz Ab Saber?
Criou O planalto do Maranhão-Piauí (Planalto Central). Compreendeu o planalto Atlântico em duas Unidades: Planalto nordestino e Serras e Planaltos do Leste Sudeste. A região da antiga planície dos pampas mudou de categoria passando a ser planalto sendo denominada de Planalto Uruguaio-Sul-Rio-Grandense
  1. No mapa da figura 10 classificação atual quais foram às mudanças relativas a:
- Planície Amazônica
Sofreu uma redução de 95% em sua área. Assim, passou a ser classificado como planície apenas as áreas sob a influência direta dos principais rios das região
- Nas formas de dar nomes aos planaltos?
Na denominação dos planaltos foi introduzido um elemento para identificar o tipo de estrutura geológica onde estes estão assentados .

Exemplo: Classificação Atual
Planaltos e chapadas da bacia do Paraná

classificação Antiga:
Planalto central:
3º Página 75 questão 07
As chapadas são mesas delimitadas por taludes abruptos. As rochas mais resistentes à erosão formam a chapada. os taludes revelam a atuação pretérita da erosão sobre as rochas menos resistentes. Assim, as chapadas- como a dos veadeiros, que a parece na foto são feições residuais do relevo

 

quinta-feira, 3 de março de 2011

Nocões Básicas sobre o capitalismo ( Material de Leitura 2º C)

O CAPITALISMO E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO
Conceito de capitalismo: Em seu sentido mais restrito, o capitalismo corresponde à acumulação de recursos financeiros (dinheiro) e materiais (prédios, máquinas, ferramentas) que têm sua origem e destinação na produção econômica.
O espaço geográfico começou a ser modificado quando o homem começou a produzir a extrair da natureza os elementos indispensáveis á manutenção da vida. Mas foi o modo de produção capitalista que determinou as mais profundas transformações nesse espaço.
O capitalismo teve origem na Europa, séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo. No entanto, suas características aparecem desde a baixa idade média (do século XI ao XV) com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade. O feudalismo passava por uma grava crise decorrente da catástrofe demográfica causada pela Peste Negra que dizimou 40% da população européia e pela fome que assolava o povo. Já com o comercio reativado pelas Cruzadas (do século XI ao XII), a Europa passou por um intenso desenvolvimento urbano e comercial e, conseqüentemente, as relações de produção capitalista se multiplicaram, minando as bases do feudalismo. Na idade Moderna, os reis expandem seu poderio econômico e político através do mercantilismo e do absolutismo
Com o absolutismo e com o mercantilismo o Estado passava a controlar a economia e a buscar colônias para adquirir metais (ouro e prata) através da exploração. Isso para garantir o enriquecimento da metrópole. Esse enriquecimento favoreceu a burguesia – classe que detém os meios de produção – que passa a contestar o poder do rei, resultando na crise do sistema absolutista. E com as revoluções burguesas, com a Revolução Francesa e a Revolução Inglesa, estava garantido o triunfo do capitalismo.
As principais fases do sistema capitalista:
1º fase: capitalismo comercial ou pré-capitalismo;
2º fase: capitalismo industrial;
3º fase: capitalismo financeiro ou monopolista
Como Funciona O Capitalismo
  • Tem como principal objetivo o lucro;
  • Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção;
  • Tem no dinheiro e seus similares o seu principal meio de troca;
  • Funciona conforme a lei da oferta e da procura – economia de mercado;
  • Nas relações de trabalho predomina o trabalho assalariado. O trabalhador “vende” seu trabalho pra os donos dos meios de produção;
  • No sistema capitalista a sociedade é baseada na divisão de classes.
O Capitalismo Comercial
É o período das grandes navegações ou descobrimento, quando as novas terras (continente Americano) passaram a fazer parte do mundo até então conhecido. Países como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda obtiveram grandes conquistas territoriais e fizeram dos territórios recém conquistados suas colônias.
As regras das relações entre metrópoles e colônias foram estabelecidas pelo pacto colonial, segundo o qual a colônia só podia manter relações comerciais com a metrópole. Surgiu assim a primeira divisão internacional do trabalho (DIT), caracterizada pelo envio de matérias-primas das colônias para as metrópoles e de produtos manufaturados das metrópoles para as colônias
O Capitalismo Industrial
Essa fase do capitalismo, que se estende do século XVIII ao século XX, foi marcada pela primeira e pela segunda revolução industrial.
A produção indústria tornou-se a maior fonte de lucro e o trabalho assalariado passou a ser a relação típica do capitalismo: quem recebia salário acabava por consumir os produtos que ajudava a fabricar.
A DIT da fase do capitalismo industrial mudou muito pouco em relação à do capitalismo comercial. A diferença é que as metrópoles passaram a ser industrializadas
O CAPITALISMO FINANCEIRO OU MONOPOLISTA
A fase do capitalismo financeiro se desenvolveu, principalmente, após a primeira revolução industrial, para ser multiplicado. Foi quando se desenvolveu os bancos as corretoras de valores e grandes grupos empresariais e se inicio o processo de acumulação de capitais.
A união do capital industrial com o capital de financiamento (bancário) deu origem ao capital financeiro, que é a própria essência do capitalismo, caracterizado pelos mercados de capitais negociados nas bolsas de valores.
Monopólio: ocorre quando uma empresa domina a oferta de um determinado produto ou serviço. Uma forma mais aprimorada de monopólio é o oligopólio, quando um grupo de empresas domina o mercado de um determinado produto ou serviço.
Podem-se citar as seguintes formas de oligopólio:
Cartel: formado por empresas independentes que fazem produtos semelhantes e têm acordos para dominar o mercado desses produtos;
Truste: empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização. Os trustes podem ser:
Horizontais, constituídos por empresas que trabalham com o mesmo ramo de produtos.
Verticais, formados por empresas que cuidam de todo o processo de produção: desde a matéria-prima até o produto acabado. Por exemplo, uma empresa que controla desde a plantação de cana-de-açúcar até a produção de açúcar e álcool;
Conglomerado: é constituído por empresas que diversificam sua produção para dominar a oferta de certos produtos ou serviços. Geralmente é dominada por um HOLDING.
HOLDING: É o estágio mais avançado do capitalismo. Num holding uma empresa, criada para administrar outras possui a maioria das ações. As grandes corporações usam essa forma de administração.

A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Acompanhando as mudanças ocorridas com a evolução do capitalismo, as relações entre os países e suas especializações no mercado internacional (DITs) também se modificam.
A descolonização da áfrica e da Ásia, o surgimento dos países subdesenvolvidos industrializados e expansão das transnacionais estabeleceram três DITs bem diferentes, que se sucederam durante a fase do capitalismo financeiro.
DIT do imperialismo. Entre o período que vai do final da primeira guerra mundial (1918) até o final da segunda (1945), algumas potencias ocidentais (Inglaterra, França, Holanda) ainda mantinham suas colônias na Ásia e na África. Portanto, a divisão internacional do trabalho permanece a mesma da fase do imperialismo ou do capitalismo industrial.
Matérias-primas
COLÔNIAS -------------------------- METROPÓLES

                                                      Produtos industrializados
DIT clássica: com a descolonização da Ásia e da África (1947-1975), os novos países surgidos nesses continentes passaram a fazer parte, ao lado das antigas colônias e da América, do conjunto dos países subdesenvolvidos.
Estabeleceu-se, então, o que denominamos DIT clássica, que caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos não industrializados.
Matérias-primas
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS -------------------- PAÍSES DESENVOLVIDOS
NÃO INDUSTRIALIZADOS
Produtos industrializados
Investimentos e concessão
De empréstimos.

DIT da nova ordem mundial: nesse mesmo período, com a industrialização de alguns países subdesenvolvidos, outra DIT passou a conviver com a DIT clássica.
Essa nova divisão internacional do trabalho é muito mais complexa, envolvendo o fluxo de mercadorias e de capitais, de ambos os lados. Esses países subdesenvolvidos deixaram de ser unicamente fornecedores de matéria-prima para os países desenvolvidos.
Produtos industrializados,
Tecnologia e capital –
empréstimos
e investimentos produtivos
e especulativos
PAÍSES --------------------------------------------------  PAÍSES SUBDESEN-
DESENVOLVIDOS                                              VOLVIDOS INDUSTRI-
                                                                                 ALIZADOS.
Matéria-prima, produtos industrializados.
E capital –lucro das transnacionais e do
Capital especulativo, pagamento de juros.
E da divida externa, e royalties pela.
Propriedade intelectual
Exercícios
1º- Com base na sua leitura de mundo elabore um conceito sobre o sistema capitalista.(mínimo 4 linhas) .
2º - De que forma o absolutismo e o mercantilismo contribuíram para o sucesso do capitalismo? Comente.
.3º- Cite duas características da fase do capitalismo financeiro.
4º- Diferencie truste de cartel.
5º- Qual das formas de oligopólio é mais prejudicial à livre concorrência, ou seja, ao funcionamento da lei da oferta e da procura?
6º- (Vunesp-SP, adaptada) esta toma por base uma Tragédia em um ato, assinada pelo escritor, tradutor e desenhista Millôr Fernandes (1942), e publicada pela primeira vez em “o pif-paf”. (O Cruzeiro, 1945.).
Essa tragédia-relâmpago mobiliza o campo da sugestibilidade e, num clima de aparente humorismo, libera todo um universo de conceitos, situações e costumes subentendidos. Identifiquem nessa situação as características das relações de trabalho no sistema capitalista e responda as questões:
O CAPITALISMO MAIS REACIONÁRIO
TRAGÉDIA EM UM ATO
PERSONAGENS: O PATRÃO E O EMPREGADO
ÉPOCA ATUAL
EM PREGADO – Patrão, eu queria lhe falar seriamente.
Há quarenta anos trabalho na empresa e até hoje só cometi um erro.
PATRÃO - está bem meu filho, está bem. Mas de agora em diante tome mais cuidado.
[Pano bem rápido]
(Millôr Fernandes, trinta anos de mim mesmo, nórdica, p. 15 in: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves & RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia: novo ensino médio. São Paulo, Ática. 2002.).
a) O que está subtendido no discurso direto do patrão?
b) Por que esse texto pode ser entendido como uma critica de costumes?

7º- Diferencie capitalismo comercial de capitalismo industrial.

8º- Compare a DIT clássica com a DIT da nova ordem mundial e destaque o papel desempenhado pelo Brasil neste último momento.

9º- Com base no que foi estudado sobre o capitalismo em nas suas observações da realidade comente as charges Abaixo;( Mínimo cinco linhas para cada uma das charges)